Apresentação

O objetivo da reunião será apresentar e discutir a adoção  do novo sistema de marcação de textos completos dos periódicos SciELO em linguagem XMLseguindo o SciELO Publishing Schema (www.scielo.org/php/level.php?lang=pt&component=56&item=54) adaptada com pequenas modificações da norma ANSI/NISO Z39.96-2012, JATS: Journal Article Tag Suite (version 1.0), originada da DTD do PubMed Central da National Library of Medicine dos Estados Unidos.

Todos os periódicos SciELO deverão adotar a nova norma a partir de janeiro de 2015. Os periódicos da área de ciências da saúde já estão operando com a nova DTD desde Janeiro de 2014.

A adoção da marcação do texto completo em XML é parte da implantação das linhas prioritárias de ação de profissionalização, internacionalização e sustentabilidade do Programa SciELO com o objetivo de mover a edição e publicação dos periódicos SciELO de acordo com o estado da arte internacional.

A perspectiva é que a partir de janeiro de 2015 todos os periódicos SciELO adotem o XML como o arquivo principal a partir do qual serão gerados os arquivos nos formatos HTML, PDF e EPUB e novos formatos que venham a ser desenvolvidos. A adoção do XML como o arquivo principal dos textos contribuirá para melhorar a qualidade de estruturação dos conteúdos assegurando a presença de todos os elementos bibliográficos, facilitará a geração de diferentes formatos de apresentação para os diferentes meios de publicação e visualização e a preservação dos textos e sua interoperabilidade.

Horário

10h00 às 12h00

 

Sala Elluminate:

https://sas.elluminate.com/m.jnlp?sid=1110&password=M.01E9FBF9B44426B3DA83CF756B7C23

Ao entrar na sala Elluminate, por favor, conecte-se usando seu nome e acrônimo do periódico.