Apresentação

Como parte do programa de aperfeiçoamento dos periódicos SciELO, temos a satisfação de convidá-los a participar do I Curso de Atualização SciELO-ScholarOne, que será realizado no dia 07 de Agosto de 2015 no Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto da FAPESP, em São Paulo.

Já são 86 periódicos da Coleção SciELO Brasil que utilizam o sistema diariamente, alguns há mais de 3 anos. Desde então, vários periódicos passaram por mudanças em suas equipes editoriais ou atualização das políticas editorias. Ao mesmo tempo, novos recursos foram inseridos no sistema ScholarOne. O curso tem o propósito de atualizar e nivelar o conhecimento entre as equipes editoriais dos periódicos.

A programação abordará conteúdos avançados sobre o uso do sistema ScholarOne, boas práticas, erros comuns, resolução de problemas, dicas de uso, dentre outros. Está também prevista uma seção com aprofundamento sobre os e-mails templates e relatórios de estatísticas do sistema com foco na criação de relatórios customizados para atender necessidades específicas do periódico.

O conteúdo do curso estará alinhado com os novos critérios de admissão e permanência na Coleção SciELO Brasil (Setembro/2014) e de que forma o ScholarOne pode ser configurado para ajudar a atendê-los. Os Critérios SciELO Brasil exigem que até o final de 2015 todos os periódicos indexados devem processar a avaliação dos manuscritos online com um sistema ou serviço próprio ou contratado que atenda os requisitos do SciELO na produção de estatísticas sobre o fluxo de processamento de artigos, como são o número de manuscritos recebidos, porcentagem de rejeitados imediatamente, porcentagem de aprovados após avaliação por editores associados e pareceristas, afiliação nacional e estrangeira dos autores, editores e pareceristas envolvidos. Além do ScholarOne, o SciELO disponibiliza para os periódicos indexados o sistema de submissão OJS (Sistema SciELO de Publicação).

Por fim e não menos importante, o curso promoverá a troca de experiências entre as equipes editoriais dos periódicos participantes que abrangem diferentes áreas do conhecimento.

A presença dos membros do corpo editorial e dos profissionais da equipe editorial é muito importante para que o periódico possa tirar um maior proveito do sistema ScholarOne.

Contamos com a participação de todos.

Público 

Equipes editoriais — incluindo editores-chefes, editores associados e membros da secretaria — dos periódicos SciELO que utilizam o sistema ScholarOne no processamento online de manuscritos.

Inscrições

As inscrições são limitadas e possuem valores promocionais para inscrições antecipadas e para múltiplos participantes. Garanta já a sua vaga, registre-se.

Estes dados serão utilizados também para gerar o certificado de participação no evento.

Local

Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto (FAPESP)
Rua Pio XI, 1500
Alto da Lapa, São Paulo-SP, 05468-140.

Hotéis e estacionamentos

Sugestões de hotéis e estacionamentos próximos ao local do evento podem ser encontradas aqui.

Patrocínio

Thomson Reuters

Apoio

HG Design Digital      Editora Cubo      GN1      GN1