Apresentação

IV Curso de Atualização SciELO-ScholarOne será realizado no dia 13 de Setembro de 2019 no Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto da FAPESP, em São Paulo. Daremos sequência às experiências bem sucedidas das edições realizadas em 2015, 2016 e 2017. O curso é parte integral do programa de aperfeiçoamento dos periódicos SciELO.

Já são 147 periódicos da Coleção SciELO Brasil que utilizam o sistema, alguns há mais de 7 anos. Desde então, vários periódicos passaram por mudanças em suas equipes ou políticas​ editoriais. Ao mesmo tempo, novos recursos foram inseridos no sistema ScholarOne. O curso tem o propósito de atualizar e nivelar o conhecimento entre as equipes editoriais dos periódicos. ​O Programa SciELO / FAPESP realiza um grande investimento para disponibilizar este serviço e a expectativa é alcançar o melhor uso possível do serviço.

A programação será elaborada com base nas linhas de ação SciELO de Profissionalização, InternacionalizaçãoSustentabilidade, e abordará conteúdos avançados sobre o uso do sistema ScholarOne, boas práticas, erros comuns, resolução de problemas, dicas de uso, dentre outros.

O conteúdo do curso estará alinhado com os critérios de admissão e permanência na Coleção SciELO Brasil (Outubro/2017) e de que forma o ScholarOne pode ser configurado para ajudar a atendê-los. Os Critérios SciELO Brasil exigem que todos os periódicos indexados devem processar a avaliação dos manuscritos online com um sistema ou serviço próprio ou contratado que atenda os requisitos do SciELO na produção de estatísticas sobre o fluxo de processamento de artigos, como são o número de manuscritos recebidos, porcentagem de rejeitados imediatamente, porcentagem de aprovados após avaliação por editores associados e pareceristas, afiliação nacional e estrangeira dos autores, editores e pareceristas envolvidos. Além do ScholarOne, o SciELO disponibiliza para os periódicos indexados o sistema de submissão OJS (Sistema SciELO de Publicação).

Por fim e não menos importante, o curso promoverá a troca de experiências entre as equipes editoriais dos periódicos participantes que abrangem diferentes áreas do conhecimento.

A presença dos membros do corpo editorial e dos profissionais da equipe editorial é muito importante para que o periódico possa tirar um maior proveito do sistema ScholarOne.

Contamos com a participação de todos.

Público

Equipes editoriais — incluindo editores-chefes, editores associados e membros da secretaria — dos periódicos SciELO que utilizam o sistema ScholarOne no processamento online de manuscritos.

Inscrições

As inscrições são limitadas e possuem valores promocionais para inscrições antecipadas e para múltiplos participantes. Garanta já a sua vaga, registre-se.

Estes dados serão utilizados também para gerar o certificado de participação no evento.

Local

Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto (FAPESP)
Rua Pio XI, 1500
Alto da Lapa, São Paulo-SP, 05468-140.

Hotéis e estacionamentos

Sugestões de hotéis e estacionamentos próximos ao local do evento podem ser encontradas aqui.