Fortalecendo a soberania na pesquisa e sua comunicação
A Reunião Anual do SciELO 2025 acontecerá em 10 de abril de 2026 e terá como contexto temático a soberania nacional na pesquisa e sua comunicação e as implicações para a governança, sustentabilidade, desempenho e perspectivas do Programa SciELO em linha com as condições e forças políticas, econômicas e tecnológicas que estão moldando o futuro da comunicação científica.
Assim, a agenda da reunião abordará, por um lado, as análises do contexto temático por autoridades relacionadas com a manutenção e o futuro do SciELO e, por outro, os avanços, desafios, oportunidades e perspectivas da comunicação sustentável de pesquisas pelos periódicos editados no Brasil, no âmbito da Ciência Aberta com IDEIA: Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade.
O Programa SciELO como plataforma de fortalecimento da soberania nacional em comunicação científica depende do avanço das políticas nacionais e institucionais em prol da equidade de tratamento entre os periódicos SciELO e os editados pelas editoras comerciais que são favorecidos pelos acordos transformativos.
O principal avanço em curso na governança e sustentabilidade é a institucionalização do programa com o estabelecimento do Instituto SciELO (iSciELO). Os objetivos são:
- assegurar e ampliar a eficiência operacional e a adoção de inovações (metodológicas e tecnológicas) para aumentar a qualidade, visibilidade e impacto dos periódicos e das pesquisas que comunicam; e
- promover a equidade no financiamento da comunicação da pesquisa entre os periódicos de qualidade do Brasil e dos publishers comerciais.
O desempenho do Programa será analisado por meio de relatos de experiências e indicadores. Sempre centrado nas boas práticas que contribuem para o aperfeiçoamento sistemático da qualidade da comunicação das pesquisas e do seu impacto científico e social, enriquecidas pelas inovações e tecnologias contemporâneas, com ênfase no uso responsável de IA.
Em resumo, a agenda da reunião visa reforçar e identificar oportunidades, fortalezas e práticas que promovam a participação proativa dos periódicos de qualidade do Brasil na construção do futuro da comunicação de pesquisas mais inclusivo, acessível e confiável.
As vagas são limitadas e a inscrição é obrigatória. Inscreva-se aqui.
Local
Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto (FAPESP)
Rua Pio XI, 1500
Alto da Lapa, São Paulo-SP, 05468-140.

