Apresentação

II Curso de Atualização SciELO-ScholarOne será realizado no dia 16 de Setembro de 2016 no Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto da FAPESP, em São Paulo. Daremos sequência à experiência bem sucedida da primeira edição realizada no ano passado. O curso é parte integral do programa de aperfeiçoamento dos periódicos SciELO.

Já são 115 periódicos da Coleção SciELO Brasil que utilizam o sistema, alguns há mais de 4 anos. Desde então, vários periódicos passaram por mudanças em suas equipes ou políticas​ editoriais. Ao mesmo tempo, novos recursos foram inseridos no sistema ScholarOne. O curso tem o propósito de atualizar e nivelar o conhecimento entre as equipes editoriais dos periódicos. ​O Programa SciELO / FAPESP realiza um grande investimento para disponibilizar este serviço e a expectativa é alcançar o melhor uso possível do serviço.

A programação será elaborada com base nas linhas de ação SciELO de Profissionalização, InternacionalizaçãoSustentabilidade, e abordará conteúdos avançados sobre o uso do sistema ScholarOne, boas práticas, erros comuns, resolução de problemas, dicas de uso, dentre outros.

O conteúdo do curso estará alinhado com os novos critérios de admissão e permanência na Coleção SciELO Brasil (Setembro/2014) e de que forma o ScholarOne pode ser configurado para ajudar a atendê-los. Os Critérios SciELO Brasil exigem que até o final de 2015 todos os periódicos indexados devem processar a avaliação dos manuscritos online com um sistema ou serviço próprio ou contratado que atenda os requisitos do SciELO na produção de estatísticas sobre o fluxo de processamento de artigos, como são o número de manuscritos recebidos, porcentagem de rejeitados imediatamente, porcentagem de aprovados após avaliação por editores associados e pareceristas, afiliação nacional e estrangeira dos autores, editores e pareceristas envolvidos. Além do ScholarOne, o SciELO disponibiliza para os periódicos indexados o sistema de submissão OJS (Sistema SciELO de Publicação).

Por fim e não menos importante, o curso promoverá a troca de experiências entre as equipes editoriais dos periódicos participantes que abrangem diferentes áreas do conhecimento.

A presença dos membros do corpo editorial e dos profissionais da equipe editorial é muito importante para que o periódico possa tirar um maior proveito do sistema ScholarOne.

Contamos com a participação de todos.

Mini-curso Cognos

O Programa SciELO trará para os participantes do II Curso de Atualização SciELO-ScholarOne o Mini-curso Cognos: construindo relatórios de autores, pareceristas e editores estrangeiros, ministrado por Norma Roberts (ScholarOne/Thomson Reuters).

O mini-curso é uma resposta às demandas dos periódicos da Coleção SciELO Brasil que utilizam o sistema ScholarOne em aprofundarem o conhecimento da ferramenta de construção de relatórios de estatística. O foco do mini-curso será na criação de relatórios que mostrem o percentual de autores, pareceristas e editores estrangeiros que atuaram em um dado período de tempo, auxiliando periódicos a medirem o nível de internacionalização.

Além dos relatórios já citados, os participantes também aprenderão dicas de uso, atalhos e resolução de problemas, oferecendo aos periódicos ferramentas e condições para criarem outros relatórios customizados que atendam às suas necessidades diárias.

Trata-se de uma oportunidade única de aprender diretamente com os criadores da ferramenta! O mini-curso será ministrado em Inglês com tradução consecutiva em Português.

Norma Roberts é Gerente de Implementação de Projetos no ScholarOne, da Thomson Reuters, e já está nessa função há 10 anos. Desde 2011, Norma trabalha como Gerente de Implementação de Projetos para o SciELO. Nesse período, trabalhou com SciELO no desenvolvimento do site matriz, forneceu treinamentos e suporte técnico, construiu mais de 150 sites ScholarOne para os periódicos da Coleção SciELO Brasil e centenas de sites para outros publishers renomados ao redor do mundo. Dentre outros trabalhos feitos por Norma enquanto parte da equipe do ScholarOne está o desenvolvimento de treinamentos, liderar sessões de treinamento avançado, apresentações nas conferências anuais do ScholarOne, gerenciamento de testes internos para o lançamento de novos produtos e o trabalho como Gerente de Projeto em duas iniciativas globais na Thomson Reuters.

Norma gosta muito de seu trabalho – especialmente quando este a desafia a aprender coisas novas e desenvolver outras habilidades. Fora do trabalho, gosta de correr, pescar, observar pássaros, acampar, viajar, ler, estudar a língua indonésia, pintar e passar o tempo com sua família. Norma adora sua vida em Utah, nos Estados Unidos, mas frequentemente se aventura em montanhas e desertos à sua volta.

Público

Equipes editoriais — incluindo editores-chefes, editores associados e membros da secretaria — dos periódicos SciELO que utilizam o sistema ScholarOne no processamento online de manuscritos.

Inscrições

As inscrições são limitadas e possuem valores promocionais para inscrições antecipadas e para múltiplos participantes. Garanta já a sua vaga, registre-se.

Estes dados serão utilizados também para gerar o certificado de participação no evento.

Local

Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto (FAPESP)
Rua Pio XI, 1500
Alto da Lapa, São Paulo-SP, 05468-140.

Hotéis e estacionamentos

Sugestões de hotéis e estacionamentos próximos ao local do evento podem ser encontradas aqui.

Patrocínio

Thomson Reuters